‘Minha mãe morreu’: socorrista relata primeiras palavras das crianças resgatadas na selva

12 de junho de 2023, 12:03

Crianças indígenas foram resgatadas 40 dias após queda de avião na Colômbia (Foto: Reprodução)

As primeiras palavras ditas pelas crianças indígenas resgatadas na Colômbia depois de 40 dias da queda de um avião foram para informar às autoridades sobre a morte da mãe. Segundo um socorrista, um dos meninos, que estava deitado, se levantou e disse “minha mamãe morreu”, segundo relatou à uma TV colombiana.

De acordo com a agência de notícias AFP, a menina Lesly, de 13 anos, disse que estava com fome, segundo o socorrista da equipe de busca. Ela e os irmãos, Soleiny, de 9, Tien Noriel, de 5 e Cristin, de 1 ano, foram encontrados vivos na última sexta-feira, 9, na selva amazônica do sul do país, a 5 km do local do acidente aéreo.

Nicolás Gomes, socorrista, contou sobre o momento em que encontrou a menina. “A filha mais velha, Lesly, com a pequena nos braços, correu até mim e disse: ‘estou com fome'”.

A garota cuidou dos irmãos durante o período e os ajudou a sobreviver na selva. A avó das crianças, Fatima Valencia, disse que Lesly é uma “guerreira”.

Em imagens divulgadas pela mídia, as crianças aparecem magras e debilitadas. A equipe de buscas cantou e agradeceu por encontrar os quatro irmãos com vida. Uma das crianças, Cristian, completou 1 ano de vida no meio da selva.

“Deus nunca nos decepciona quando pedimos com sinceridade. (…) A fé nos colocou no caminho que queríamos”, disse um homem indígena que ajudou nas buscas.

O piloto e uma liderança indígena, que estavam no avião com as crianças, morreram logo após o acidente. Magdalena Mucutuy, mãe das crianças, teria conversado com os filhos ainda.

A mãe teria dito à filha mais velha para seguir com os três irmãos, que eles tinham ao pai e que sabiam do amor que ele tem por eles. As autoridades colombianas não especificaram, no entanto, onde estão os corpos das três vítimas, de acordo com a agência de notícias.

Terra