Jacobina: Prefeito não renova decreto e comércio é autorizado a funcionar (Fotos)

20 de abril de 2020, 16:10

(Foto: Notícia Limpa)

A cidade de Jacobina amanheceu nesta segunda-feira (20), com todo o seu comércio aberto. Depois de exatos 30 dias após a publicação do seu primeiro Decreto, onde, por medida preventiva, segundo a redação do documento, determinava o fechamento de todos os estabelecimentos comerciais do município, com exceção de serviços considerados essenciais, o prefeito Luciano Pinheiro decidiu por atender a solicitação de empresários e relaxou as medidas de isolamento social que prevêem a contaminação do novo coronavírus.

No dia 4 de abril a Secretaria de Saúde chegou a anunciar oficialmente o primeiro caso de Covid-19 no município. Conforme a informação passada pelo próprio chefe do Executivo, a pessoa acometida seria uma jovem de 27, moradora do interior da cidade. Após a confirmação da presença da doença em Jacobina, dois decretos foram publicados (dia 29 de abril e 9 de março), no último, que tinha validade até a meia noite deste domingo (19), as exigências já não eram como nos que o antecederam e boa parte de serviços já estavam liberados.

A abertura das lojas do centro comercial de Jacobina está autorizada das 8 às 14 horas, no sistema de ‘turnão’, já nas demais cidades da região, como Miguel Calmon, Piritiba e Capim Grosso o comércio continua fechado.

Na Rua Coronel Teixeira (Calçadão), a movimentação não foi tão intensa como nas imediações das agências bancárias

A decisão do prefeito de Jacobina é criticada por uma grande parte da população, principalmente dos que preferem acompanhar as orientações das autoridades médicas, principalmente da Organização Mundial de Saúde, que pedem que se obedeça e pratique o isolamento social para frear a velocidade da disseminação do novo coronavírus que já contaminou mais de 2,4 milhões de pessoas e matou mais de 160 mil em todo o mundo.

Como tem acontecido desde o anúncio do Auxílio Emergencial, as casas lotéricas concentra um grande número de pessoas em busca do benefício

Mas existem também os que elogiaram a determinação da abertura. Os que acreditam que o prefeito teve uma iniciativa positiva alegam que a queda das vendas com o comércio fechado contribuíra para, além do prejuízo econômico, um caos social, pois as pessoas não irão ter como se manter, comprar alimentos, sem a circulação do dinheiro.

Para falar sobre o assunto, o Notícia Limpa tentou contato com o prefeito de Jacobina e sua assessoria de comunicação mais não teve êxito

Na Rua Senador Pedro Lago a fila para atendimento na Agência da Caixa Econômica chegava no prédio da Prefeitura Municipal

 

Boas Festas!

VÍDEOS