Jacobina: Após mais de 4 décadas, Lanchonete Alvorada encerra suas atividades

22 de novembro de 2019, 12:17

A Lanchonete Alvorada era um dos principais e mais antigos estabelecimentos comerciais de Jacobina (Foto: Notícia Limpa)

Jacobina amanheceu na terça-feira, 19 de novembro, sem a Lanchonete Alvorada. Depois de mais de 40 anos de existência, o estabelecimento comercial mais antigo da Rua Coronel Teixeira (Calçadão) que ainda estava em funcionamento encerrou suas atividades.

De propriedade de Edinaldo Ferreira Lopes, o popular ‘Ná’, a Lanchonete Alvorada fazia parte da história de Jacobina. Parada obrigatória após as sessões do Cine Payayá para lanchar o famoso misto quente, a Alvorada se destacava ainda pela venda de pães, pois funcionava também como padaria. Seu enorme balcão refrigerado, construído sob medidas era um charme e sinal de modernidade para a época (décadas de 70 e 80). O ambiente lembrava as antigas lanchonetes da cidade de São Paulo.

Durante o dia o espaço era freqüentado principalmente por trabalhadores do comércio e por pessoas de diversas cidades da região que procuravam serviços diversos em Jacobina. Era ponto de encontro e programa de casais de namorados que buscavam um bom drink e os sanduíches mais famosos da cidade.

Após quatro décadas, as comemorações de Natal e final de ano no comércio de Jacobina acontecerão sem a lanchonete Alvorada. Conforme informações, no local da Alvorada será erguido um novo prédio pelos proprietários do ponto.

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS