Investimento de R$ 8,3 milhões viabiliza revitalização do Rio Salitre. Jacobina e municípios da região serão beneficiados

03 de junho de 2020, 15:59

Serão beneficiadas com o convênio as cidades de Jacobina, Campo Formoso, Juazeiro, Várzea Nova, Ourolândia, Umburanas, Miguel Calmon, Morro do Chapéu e Mirangaba (Foto: Notícia Limpa)

A Bacia do Rio Salitre, que nasce no município baiano de Morro do Chapéu e deságua no Rio São Francisco, será beneficiada com o Programa Estadual de Revitalização de Bacias Hidrográficas. Com investimento de R$ 8,3 milhões, a parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) tem o objetivo de desenvolver ainda este ano ações hidroambientais e sociais para a região.
 
Em reunião realizada por videoconferência, nesta terça-feira (2), o secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, e o diretor do Departamento de Recursos Hídricos e Revitalização de Bacias Hidrográfica do MDR, Renato Ferreira, acertaram os últimos detalhes para a assinatura do convênio que será concretizada ainda neste mês de junho. Serão beneficiadas com o convênio as cidades de Campo Formoso, Jacobina, Juazeiro, Várzea Nova, Ourolândia, Umburanas, Miguel Calmon, Morro do Chapéu e Mirangaba.

As intervenções irão englobar a recomposição da vegetação em Áreas de Preservação Permanente (APP) e as identificadas como prioritárias; implantação de viveiro escola com ações de educação ambiental; apoio à economia da sociobiodiversidade, com elaboração de planos de negócios e construção de unidade de beneficiamento; além de intervenções relacionadas ao saneamento rural, com a implementação de módulos sanitários sustentáveis em locais considerados prioritários pelo plano de bacia.

Boas Festas!

VÍDEOS