Estudantes de Caém participam de caminhada no Dia de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (Fotos)

18 de maio de 2022, 11:28

Uma caminhada por algumas ruas da cidade marcou o 'Dia do Faça Bonito' (Foto: Ascom/PMC)

Destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade à participar da luta, esta é a proposta do “18 de maio”, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A Prefeitura de Caém, por meio da Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e em parceria com a Secretaria de Educação e Conselho Tutelar programou para esta quarta-feira (18), uma caminhada por algumas ruas da cidade, com as presenças de estudantes da rede municipal de ensino e particular.

Conforme a secretária municipal de Assistência Social, Kelciane Gomes, a Campanha Faça Bonito 2022, que nesse ano comemora o 22º ano, marca a mobilização do mês focado na sensibilização da sociedade em geral no combate aos abusos praticados contra as crianças e adolescentes, um forma de conscientizar sobre a importância do engajamento na causa e o de proteger essa parcela social. “E chegamos em mais um ano de trabalho de conscientização e da campanha nacional convocada anualmente pela sociedade civil. No maio laranja é necessário garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual”, disse a secretária.

O prefeito de Caém, Arnaldo Oliveira (Arnaldinho), também destacou a importância da mobilização por uma causa que merece a atenção de toda a sociedade. “Diariamente crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violência nos diversos ambientes por eles frequentados. Dessa forma, a família, a sociedade e o poder público, devem ser envolvidos na discussão e nas atividades propostas em relação à prevenção ao abuso e exploração sexual, alertando principalmente que as vítimas, em sua grande maioria, não tem a percepção do que é o abuso sexual”, ressaltou o prefeito.

O dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

Boas Festas!

VÍDEOS