Estudantes da Uneb/Jacobina participam de evento internacional

02 de setembro de 2019, 11:29

(Foto: Reprodução)

Os estudantes do curso de Direito, Gabriele Mares e Uebert Vinicius, estiveram representando Campus IV, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb/Jacobina) UNEB, no IV Seminário Internacional Pós-Colonialismo, Pensamento Descolonial e Direitos Humanos na América Latina, ocorrido entre os dias 21 e 23 de agosto, na Universidade Católica do Pernambuco (Unicap), em Recife. Eles apresentaram o Projeto de Extensão “O Direito Por Outras Vozes: RAPensando nas Escolas”

O evento reuniu pesquisadores, docentes, discentes e profissionais da área do Direito de diversas localidades do Brasil e do exterior envolvidos em abordagens críticas dos direitos humanos, tanto para discussões nos campos teóricos, como nas pesquisas empíricas nas áreas do Direito, Análise do Discurso, Serviço Social, Filosofia, Ciência Política, Sociologia e Economia etc.

Gabriele Mares e Uebert Vinicius

Os dois representantes da Uneb/Jacobina, evidenciaram o importante papel e alcance da universidade pública  nos mais diversos eventos acadêmicos como na comunidade onde seus projetos extensionistas são desenvolvidos. Os títulos dos trabalhos apresentados foram: “O Direito por outras vozes: a problematização do Direito nas escolas públicas” e “O Direito por outras vozes: considerações sobre a necropolítica da segurança pública brasileira a partir do rap A Era das Chacinas”.

Sobre a experiência obtida no evento, Gabriele e Uebert, relatam que o evento foi muito importante, por acreditarem que se deve lutar por uma universidade verdadeiramente pública e de qualidade.” Precisamos pensar e RAPensar o Direito. O evento, as discussões, as pessoas e as reflexões nos proporcionaram momentos inesquecíveis,. Os diálogos foram bastante enriquecedores, nos fizeram acreditar que sim, que devemos valorizar a arte, os direitos humanos e a universidade pública”, ressaltam os estudantes, agradecendo a todos que contribuíram para que suas participações no evento fosse possível.