Especialista alerta para riscos de mergulho em água rasa: “É um minuto que pode custar tudo”

18 de julho de 2023, 13:53

Os acidentes causados por pulos de cabeça na água são a quarta principal causa de lesão medular no país, atrás apenas dos acidentes de trânsito (Foto: Cachoeira da Charneca/Caém.Ba - Gervásio Lima)

O que pode ser visto apenas como uma brincadeira, para muitos brasileiros, representa uma tragédia. O ortopedista e cirurgião de coluna vertebral Maurício Pimentel viralizou nas redes sociais nos últimos dias após postar um vídeo em um centro cirúrgico se preparando para atender um jovem com uma grave lesão causada por mergulho em água rasa.

“Estou aqui no Hospital Geral do Estado, aguardando anestesiar mais uma vítima de mergulho em água rasa. Paciente de 32 anos, com lesão gravíssima na coluna cervical e que muito provavelmente não terá mais movimento do pescoço para baixo”, contou o médico.

Os acidentes causados por pulos de cabeça na água são a quarta principal causa de lesão medular no país, atrás apenas dos acidentes de trânsito. Segundo a Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e o Ministério da Saúde, durante o verão, chegam a ser a segunda maior causa. No vídeo, o cirurgião faz o alerta e pede para que as pessoas evitem pular de cabeça em água, independentemente da altura ou profundidade.

“Venho mais uma vez fazer esse alerta, não mergulhe de cabeça em água nenhuma. Isso é uma péssima ideia, é um desamor a você e sua família. É um minuto de descuido que custa tudo isso, custa tudo que a gente tem que é a nossa saúde. Então, pelo amor de Deus, pessoal, mergulhem de cabeça em seus sonhos, em água jamais”, pede o especialista. 

Metro1