Empresários da região de Jacobina conversam sobre a ‘ebulição turística’ de Morro do Chapéu com a gestão da cidade

31 de janeiro de 2024, 10:44

Fizeram parte da comitiva, os empresários, Levi Bahia, Luiz Paranhos, Leivid Bahia, Ronan Freite e Tarcísio Freire. (Foto: Reprodução)

Um grupo de empresários de Jacobina e cidades vizinhas esteve na cidade de Morro do Chapéu na manhã desta terça-feira (30). O motivo da visita foi de conhecer os resultados alcançados pelo fomento ao turismo no município e o funcionamento da parceria público privada (PPP) adotada pela Prefeitura.

Recebidos pela prefeita Juliana Araújo e representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e Finanças, os empresários discutiram sobre temas alusivos à ‘política do turismo’ que vem sendo implantada em Morro do Chapéu e, principalmente, o papel da gestão no desenvolvimento do setor que tem chamado a atenção de todo o Estado.

A chefe do Executivo de Morro do Chapéu ressaltou o comprometimento de sua gestão em explorar de forma sustentável e responsável os atrativos naturais do municípios que vão desde o turismo arqueológico, ecoturismo e o enoturismo, uma experiência completa que combina a paixão pelo vinho com turismo, cultura, história e gastronomia.

A prefeita destacou, inclusive, uma das novidades oferecidas pelas vinícolas da região oferecem para hospedagens, as ‘tiny houses’, pequenas casas (em tradução livre) com uma arquitetura diferenciada e com muito conforto.

Para o Levy Bahia, que compôs a comitiva, a ida até Morro do Chapéu serviu como uma forma de encorajamento para os empresários que atuam em uma região com características semelhantes apoiarem o a indústria do turismo nos moldes de uma PPP. “Nosso encontro com a gestão municipal de Morro do Chapéu nos chamou a atenção de como podemos contribuir ou até mesmo investir no turismo de nossa região. Este primeiro momento, que chamo de primeira missão empresarial em busca do desenvolvimento turístico regional, nos encorajou e ratificou o que sabemos sobre nossas potencialidades”, salientou Levy.

Inspiradas na tendência do glamping, ou acampamento de luxo, o tiny house trata-se de um tipo de chalé feito em madeira com estrutura de cama, banheiro com chuveiro elétrico, cozinha equipada e calefator para dias frios