É falso teste que manda prender respiração para identificar Covid-19

08 de setembro de 2020, 11:53

specialistas afirmam que teste não serve como diagnóstico da doença. Ele tem sido atribuído a hospital na Índia, que nega autoria: 'Isso é fake'. (Foto: Reprodução)

Está circulando nas redes sociais uma mensagem acompanhada de um teste em forma de vídeo que propõe ao leitor prender a respiração por cerca de 25 segundos. O texto diz: “Se você conseguir prender a respiração até que o ponto vermelho se mova de A para B, você está livre de Covid-19 no momento. Teste simples e cobiçoso. Teste grátis sem nenhum custo. Ajude a salvar uma vida. Espere até que o ponto vermelho se mova para A antes de começar a prender a respiração”.

No entanto, a informação é falsa. No vídeo aparece um logo do Ananta Hospital, na Índia. Porém, o hospital revelou que o vídeo não foi compartilhado por eles e que trata-se de uma fake news.

O teste falso pode causar problemas maiores já que qualquer pessoa com uma doença respiratória tem dificuldade para prender a respiração. Asmáticos, pacientes com DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), que tenham pouco preparo físico ou sejam mais idosos podem não conseguir fazer esse teste, e isso não significa que eles estejam com Covid-19, já que é preciso considerar os sintomas clínicos para o diagnóstico total.

Por outro lado, pessoas com Covid-19 ‘leve’ poderão passar no teste falso sem dificuldades. Depende muito mais do preparo físico e cardiorrespiratório de cada pessoa. O diagnóstico continua sendo o laboratorial, seja através da sorologia ou pela detecção de partículas de RNA do vírus.

O pneumologista Rodolfo Fred Behrsin, professor do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, afirma que não existe qualquer relação com a capacidade de prender a respiração e o diagnóstico de Covid-19. “Imagina pedir para alguém com qualquer doença respiratória crônica para prender a respiração dessa forma? O diagnóstico de certeza continua a ser laboratorial, seja através da sorologia ou pela detecção de partículas de RNA do vírus. Qualquer invenção como a citada é falsa”, afirma.

“Com certeza é fake. O vídeo obriga você a fazer uma apneia (prender a respiração) durante aproximadamente 25 segundos. Muitas pessoas saudáveis não conseguirão ‘passar no teste’. Por outro lado, pessoas com Covid-19 ‘leve’ poderão passar no teste sem dificuldades. Depende muito mais do preparo físico e cardiorrespiratório de cada pessoa”, diz Celso Padovesi, pneumologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS