Doméstica afirma que patrões colocaram câmera na cozinha para vigiar se ela pegava comida

20 de julho de 2023, 09:14

Andréa Batista dos Santos entrou na Justiça contra os ex-patrões por seus direitos trabalhistas (Foto: Reprodução)

De acordo com a doméstica, ela era proibida de comer qualquer coisa da residência e se não levasse o que comer ficava com fome o dia todo

A empregada doméstica Andréa Batista dos Santos entrou na Justiça contra os ex-patrões por seus direitos trabalhistas. Ela, que é de Salvador (BA), relatou ao Profissão Repórter, da TV Globo, que os empregadores colocaram uma câmera na cozinha da residência em que ela trabalhava para vigiar se ela pegava comida da geladeira ou do fogão. O programa jornalístico foi exibido nesta terça-feira, 18. 

Após sair do emprego, Andréa entrou em contato com a assessoria jurídica do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Domésticas da Bahia (Sindoméstico-BA) e foi orientada pelo advogado Wagner Bemfica Araújo como prosseguir com o processo. A equipe do Profissão Repórter acompanhou ela até a audiência, mas a outra parte não compareceu. 

“Eu chegava às 6h/6h30 e saía entre 19h30 e 20h. Não comia nada, não me davam nada. Teve um dia que eu não levei nada e passei o dia com fome, fui comer de noite. O dia todo trabalhando sem comer nada”, contou ela.

Andréa mostrou ao Profissão Repórter áudios trocados com ex-patroa

A trabalhadora ainda acrescentou que foi proibida de comer qualquer comida da casa em que trabalhava e que, quando os patrões viajavam, não deixavam nem frutas na fruteira, apenas disponibilizavam água para ela. Ainda conforme relatou, ela só continuou no serviço porque precisava do dinheiro para pagar um curso que estava fazendo.

À TV Globo, ela mostrou um áudio que recebeu da antiga patroa pedindo para que ela não fosse embora e a esperasse em casa.

“Andréa, você não vai embora, não, eu tô chegando e vou precisar de você. Eu falei para você isso hoje de manhã, você me aguarde, que eu tô chegando. Já tô dentro de Salvador indo pra casa agora”, disse a patroa. Andréa responde dizendo que foi embora porque estava com muita fome e já havia finalizado todo o serviço.

“[A câmera na cozinha era] para ver se mexia na geladeira, o que você come, se mexia na panela em cima do fogão, para ver se comeu. Tudo que eu faço, fazia questão de fazer na cozinha para ela [patroa] ver. Até para mexer na minha bolsa, na hora de ir embora, eu arrumo na cozinha, no banquinho que tem”, conta. 

Ao Profissão Repórter, os patrões de Andréia apenas se posicionaram por meio de mensagem e negaram as acusações.

Terra