Dois tremores de terra ocorridos em Jacobina nesta terça-feira (7), após o desastre sísmico na Turquia e na Síria, assustam moradores

07 de fevereiro de 2023, 16:20

Igreja de Nossa Senhora da Conceição em Jacobina (Foto: Notícia Limpa)

Mais de 5 mil pessoas morreram e milhares ficaram feridas devido a uma sequência de tremores que atingiu o centro da Turquia e o noroeste da Síria na madrugada desta 2ª feira (6).

O mundo está atônito com a tragédia já considerada um dos piores acontecimentos sísmicos da história.

De menores intensidades, Jacobina vive momentos de preocupação por conta da quantidade de tremores ocorridos quase que diariamente na cidade.

No último domingo (5), foi registrado um abalo sísmico de magnitude de 2.7 graus na escala Richter (mR), já na manhã desta terça-feira (7), os sismográfos instalados pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), no município, registraram dois eventos com 1.8 e 1.7 mR de intensidades.

Nos dois úlitmos meses (dezembro de 2022 e janeiro de 2023), Jacobina foi o município com maior ocorrências sísmica do nordeste brasileiro.

Uma mineradora que explora ouro na região possui duas barragens de rejeitos, uma em atividade e outra desativada, o que preocupa a população que teme pelo pior.