Descoberto ‘Stonehenge de madeira’ de 4.500 anos em Portugal

12 de agosto de 2020, 07:28

A estrutura de madeira achada é a "única na pré-história da Península Ibérica", explicou o arqueólogo que lidera as escavações (Foto: Reprodução)

Durante uma escavação no sítio arqueológico de Perdigões, arqueólogos descobriram uma estrutura para fins cerimoniais de mais de 20 metros de diâmetro da época neolítica, segundo Antonio Varela, líder do projeto de pesquisa da empresa de gestão de patrimônio Era.

Este ” Stonehenge de madeira” representa uma estrutura “única na pré-história da Península Ibérica”.

A estrutura foi construída entre os anos 2.800 a.C. e 2.600 a.C., e é constituída por vários círculos concêntricos de paliçadas e alinhamento de postes ou troncos de madeira, explicou Varela.

O arqueólogo também ressaltou que “um possível acesso ao interior da estrutura está orientado ao solstício de verão, reforçando seu caráter cosmológico”, características que foram encontradas apenas no Reino Unido e na Europa Central.

Este tipo de orientações astronômicas está presente em outros centros cerimoniais construídos durante o mesmo período, incluindo o Stonehenge, o que demonstra a “estreita relação entre estas arquiteturas e as visões do mundo neolítico”, adicionou.

O complexo arqueológico de Perdigões tem uma cronologia de aproximadamente 1.400 anos, que vai desde o final do Neolítico Médio (3.400 a.C.) até a Idade do Bronze Inicial (2.000 a.C.), por isso, tem um papel importante na compreensão do mundo neolítico europeu, enfatizou.

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS