Depois de alguns ‘cavalos do paraguai’ ficarem para trás, agora faltam pouco mais de 40 dias para as eleições municipais
16 de agosto de 2024, 15:51
(Foto: Gervásio Lima)
*Por Gervásio Lima –
.O pauteiro é um profissional do jornalismo que trabalha dentro da redação e é responsável por selecionar e decidir quais assuntos serão abordados nas matérias do dia. Ele é quem elabora a pauta, determinando quais assuntos os repórteres deverão apurar para fazerem as matérias.
E, é claro, no momento a pauta principal de praticamente todos os veículos de comunicação que cobrem o cotidiano nas cidades brasileiras é referente à política e aos políticos.
Para não contrariar a pauta, vamos lá:
Nas últimas horas foram muitas as expectativas e até mesmo as ansiedades que tomaram conta daqueles que têm o período eleitoral como uma competição quase que pessoal, em vez de tê-lo como uma possibilidade de se discutir ideias e propostas. Muitas águas rolaram e muitas pedras foram mexidas nos tabuleiros, com destaque para o jogo de damas.
A figura do ‘cavalo paraguaio’, uma das frases mais usadas pelo brasileiro, com mais frequência no meio futebolístico, mas também em uma ou outra modalidade esportiva, está em total evidência nestes dias que antecedem as eleições municipais. Muitos nomes que corriam na frente na pré-campanha, ou perderam fôlego durante as convenções ou foram impedidos por complicações jurídicas junto à Justiça Eleitoral. Outros, usando de má fé, mesmo sabendo que estavam impedidos de concorrer, partiram para a tática do ‘vai que cola’ e acabaram iludindo e decepcionando os pretensos apoiadores.
Inúmeros foram os que ficaram com o “sorriso amarelo” para esconder o desconforto e a contrariedade, ou para disfarçar desagrado.
Fato é que com ou sem os ‘paraguaios’, a corrida começou. Serão pouco mais de 40 dias para que o eleitor decida quem irá comandar o rumo de seus municípios no Executivo e no Legislativo.
É salutar e necessário saber que a política não é imunda, mas dinâmica e necessária, com alguns imundos tentando tirar ou tirando proveito.
Forte é o Povo!
*Jornalista e Historiador
Boas Festas!