Cúrcuma: Quais são os cuidados ao usar esse suplemento

30 de março de 2023, 10:13

Os suplementos à base de curcumina são populares por seus potenciais benefícios anti-inflamatórios e antioxidantes (Foto: Reprodução)

A cúrcumina é um composto ativo encontrado na cúrcuma longa, uma planta comum principalmente na culinária indiana. Entre as principais vantagens associadas a ele estão a ajuda no combate a vários tipos de câncer, mal de Parkinson, Alzheimer e até retardar o envelhecimento.

Os suplementos à base de curcumina são populares por seus potenciais benefícios anti-inflamatórios e antioxidantes, ajudando na redução da dor (podendo ser usada em tratamentos). Eles também podem melhorar a saúde cardiovascular e cognitiva prevenindo doenças neurodegenerativas, mas exigem alguns cuidados.

Cuidado necessário

No entanto, com a popularização desse tipo de suplemento passou-se a utilizá-los indiscriminadamente, o que pode gerar uma série de problemas. De acordo com Susana Massarani, geneticista e bióloga molecular, é necessário analisar individualmente cada paciente antes de dar início à suplementação.

“A cúrcumina é realmente um excelente suplemento, mas para algumas pessoas pode potencializar alguns problemas sérios de saúde. Tudo é uma questão de observar o paciente individualmente em relação aos genes e ao custo-benefício (não monetário, mas na saúde) em determinado momento da vida, não se pode mais fazer medicina sem considerar essas particularidades”, diz a geneticista.

“É importante destacar que o que encontramos em suplementos não é o alimento cúrcuma, e sim a curcumina – neste caso, o composto bioativo, o que os torna mais concentrados. Ingerir a cúrcuma em si é uma coisa, usar a curcumina isolada de forma indiscriminada é outra”, afirma Susana.

Os suplementos a base de cúrcumina são vendidos livremente com concentrações de mais de 90% da substância prometendo melhoras na circulação, cognição e desempenho sexual, mas é fundamental ter cuidado ao consumir esses produtos sem acompanhamento médico.

Qual é a diferença de cúrcuma e açafrão?

O açafrão e a cúrcuma têm propriedades semelhantes, sendo bastante utilizados por seus efeitos antioxidantes. Em relação ao sabor, ambas as especiarias são muito parecidas, mas enquanto o açafrão tem um sabor mais delicado, a cúrcuma é mais terrosa.

Mega Curioso