Covid-19: Projeto universitário busca incentivar pessoas a tomar a segunda dose da vacina

29 de setembro de 2021, 14:16

O Polo da Unopar de Jacobina, lança o Projeto 2ª Dose, que traz como lema ‘Dedicação, Otimismo, Saúde e Encorajamento’ (Foto: Notícia Limpa)

Fazendo parte do programa Responsabilidade Social 2021, o Polo da Unopar de Jacobina, lança o Projeto 2ª Dose, que traz como lema ‘Dedicação, Otimismo, Saúde e Encorajamento’. O ‘2ª Dose’ foi idealizado pelo Centro de Estudos Jacobinense (CEJ) e tem como objetivo engajar os seus colaboradores, alunos e sociedade no processo de conscientização das pessoas que ainda não compareceram aos postos de vacinação para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

Colaboradores, alunos e sociedade serão convidados a se engajarem no projeto de “busca ativa” para encontrar pessoas com a segunda dose da vacina Covid-19 atrasada, contribuindo assim com a melhoria da qualidade da saúde de toda a sociedade e ajudar a salvar vidas.

Fazem parte da busca ativa, dialogar com familiares, amigos, vizinhos e colegas de trabalho, promovendo a conscientização com relação a importância do assunto e incentivando o comparecimento a um posto de vacinação.

“Com muita Dedicação, Otimismo e Coragem faremos uma verdadeira mobilização, para conscientizar as pessoas acerca da importância da segunda dose da vacina Covid-19 para a sua Saúde. A Unopar usará todas as suas ferramentas digitais disponíveis em sua rede para a promoção do projeto, com divulgações de cards e vídeos”, destaca um dos trechos do projeto.

Dados do Ministério da Saúde informam que mais de quatro milhões de pessoas estão com segunda dose da vacina atrasada no Brasil e na Bahia, de acordo com dados apresentados pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), são mais de 400 mil pessoas com a 2ª dose da vacina contra Covid-19 atrasada.

Importância da segunda dose – As vacinas contra a Covid-19 garantem proteção porque previnem a doença, reduzindo as chances de morte e internações. Embora não impeça o contágio nem a transmissão do vírus, a vacinação é essencial, já que induz o sistema de defesa do corpo a produzir imunidade contra o coronavírus pela ação de anticorpos específicos, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

As Secretarias da Saúde dos Estados reforçam a importância da segunda dose da vacina e informam que podem ser aplicadas inclusive em municípios diferentes daqueles onde a primeira foi aplicada.

Boas Festas!

VÍDEOS