Jacobina: Casal recupera brinquedos e confecciona roupas durante todo o ano para presentear crianças durante o Natal

24 de dezembro de 2019, 11:58

Centenas de crianças são beneficiadas todos os anos com os presentes que o casal confecciona e recebe de doações (Foto: Álbum de família)

“É gratificante ver o sorriso das crianças, poder abraçá-las e proporcionar para elas um momento de alegria e felicidade”, esta é a humilde justificativa para a grande ação de solidariedade, benevolência e amor ao próximo do casal Iêda Bahia e Edson Andrade, que há vários anos distribui brinquedos e roupas para crianças carentes e enxovais para mulheres grávidas.

A maior parte do material doado são brinquedos recuperados e transformados pelo casal. Durante todo o ano, bonecas recebem roupinhas confeccionadas por Dona Iêda, enquanto seu esposo Edson trata de adaptar braços, pernas e cabeças para formar um novo brinquedo. Uma verdadeira fábrica de sonhos onde se produz carinho, felicidade e, o mais importante, amor.

Nesta segunda-feira (23), Dona Iêda, Seu Edson e familiares levaram alegria para as crianças das comunidades de Bom Jardim e Monteiro, no limite entre os municípios de Jacobina e Caém. Centenas de brinquedos foram distribuídos, em meio a muitos abraços e carinhos recebidos.

A linda história de caridade do casal não se resume apenas nas doações que são realizadas durante o Natal. Utilizando tecidos de guarda-chuvas, depois de passar por um processo de limpeza e higienização, Dona Iêda confecciona roupas para crianças e bonecas que são recuperadas. Vestidos para meninas e coletes para meninos são algumas das peças produzidas. Verdadeiras obras de arte.

Seu Edson, que é natural de Itaberaba e a jacobinense Dona Iêda estão morando em Jacobina desde 2001, depois de passarem mais de cinco décadas entre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Ao retornar à cidade, o casal construiu com recursos próprios a Casa de Apoio Manoel Dias Andrade Neto, um local de acolhimento que recebeu durante os dez anos que esteve em funcionamento, mais de 10 mil e 500 pessoas. O ambiente que funcionava como uma espécie de ‘hotel de trânsito’ para pessoas carentes oferecia café da manhã, almoço e janta. Infelizmente, por falta de apoio, principalmente dos poderes públicos, a casa de apoio fechou.

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS