Carro ou outdoor? Nova forma de propaganda gera polêmica e pode ser ilegal

24 de janeiro de 2024, 10:44

O caminhão outdoor usa placas de LED no baú (Foto: Reprodução)

Imagine substituir um outdoor tradicional por outro que pode percorrer toda a cidade diversas horas por dia. A estratégia, muito comum em ônibus, chegou aos carros e caminhões com atualizações. Tratam-se de placas de LED, colocadas acima do teto dos carros ou no baú de caminhões e caçambas de picapes, que podem alternar entre diversas publicidades a um toque no botão. A sacada é uma “jogada de mestre” ou anúncio ilegal?

A tecnologia invadiu o mercado de marketing promocional em diversas regiões do Brasil. A novidade é que, além de empresas com carros destinados a esse tipo de negócio, há outras especializadas em alocar essas telas no exterior de automóveis de aplicativos, táxis e outros veículos. O dono do carro recebe entre R$ 200 e R$ 500 por mês e segue uma vida normal, rodando com o carro nos trajetos de costume.

Uma das empresas que oferecem o serviço é a startup LED Expert, que vê como diferencial a possibilidade de filtrar motoristas por geolocalização, atendendo exatamente à necessidade do cliente. Pensando neste mercado promissor, de 600 mil táxis e 705 mil motoristas de aplicativos (conforme o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), ela atua em Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro e Montes Claros (MG).

No modelo de negócio, taxistas e motoristas de aplicativo podem receber entre R$ 200 e R$ 500 por mês para circular com a tela
No modelo de negócio, taxistas e motoristas de aplicativo podem receber entre R$ 200 e R$ 500 por mês para circular com a tela

“O marketing digital sobre rodas não apenas transforma os veículos em telas ambulantes, mas também representa uma oportunidade única para anunciantes de todos os portes. Trata-se de uma forma inovadora de divulgar marcas e eventos de maneira eficiente, já que os painéis de LED atraem até 70% a mais da atenção das pessoas do que a publicidade convencional. Sem contar que estarão em carros: uma novidade no país. É uma oportunidade de o motorista potencializar seus ganhos”, diz Danniel Xavier, CEO da LED Expert.

Questionada pelo UOL Carros, a startup afirmou que não há leis contra esse tipo de negócio. No entanto, Marco Fabrício Vieira, membro do Contran e especialistas em legislação de trânsito, afirma que o Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito pode ser um empecilho.

“Trata-se de uma infração de trânsito prevista no artigo 230, XIII, do Código de Trânsito Brasileiro, que proíbe a circulação de veículo com painel luminoso fora das áreas envidraçadas do veículo, que reproduza mensagem dinâmica ou estática. A penalidade é de multa de natureza grave, cinco pontos no prontuário do proprietário do veículo e medida administrativa de retenção do veículo para regularização. A exceção é para o transporte coletivo de passageiros (ônibus)”, alerta o especialista.

Na cidade de São Paulo, onde ainda não encontramos empresas de LED em carros, mas já flagramos caminhões outdoor, o modelo de negócio é proibido pela Lei Cidade Limpa, que não permite a instalação de anúncios em veículos automotores (carros, ônibus, vans), motocicletas, bicicletas e similares, e também em carretas e trailers (engatados ou desengatados). Nesses veículos, será permitida apenas a identificação das empresas para as quais prestam serviços.

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