Brasil tem 4 mil marcas de cachaças; Minas Gerais concentra produção

22 de julho de 2020, 07:29

Praça principal de Abaíra, que homenageia a produção de cachaça (Foto: Michael Strugale)

O Brasil tem 4.003 marcas de produtos classificados como cachaça e 701 de aguardente de cana registradas no Ministério da Agricultura, mostra a publicação “A Cachaça no Brasil: Dados de Registro de Cachaçase Aguardentes” referente ao ano de 2019, lançada nesta terça-feira, 21.

Segundo a pasta, estão registrados 1.086 produtores de aguardente e de cachaça, sendo que 165 produzem as duas bebidas; 192 produzem apenas aguardente e 729 somente cachaça.

Ainda conforme o estudo, MinasGerais ocupa a primeira posição na produção de cachaças, com quase o triplo de produtores registrados que São Paulo, o segundo colocado. A Região Sudeste concentra 622 estabelecimentos registrados, sendo que Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro juntos reúnem aproximadamente 70% dos produtores de cachaça registrados.

“A proporção foi igual ao ano anterior, com a Região Nordeste com 129 estabelecimentos, correspondendo a 14,4%, a Região Sul com 101, equivalendo a 11,3%, o Centro-Oeste com 33, (3,7%) e a região Norte, com 9 produtores, ou 1%”, disse o Ministério.

Cachaças premiadas da Chapada Diamantina

Na Bahia, estado famoso na produção de cachaça, a região da Chapada Diamantina se destaca por produzir algumas das mais famosas e premiadas cachaças do Brasil, com destaque para:

Cachaça Abaíra (1996): produzida por cooperativas nos municípios de Abaíra, Jussiape, Mucugê e Piatã, a Cachaça Abaíra é considerada uma das melhores do país. Possui Selo Ouro e Prata e foi a primeira cachaça baiana a ser premiada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), conquistando assim o selo de Indicação Geográfica (IG), que qualifica a aguardente como patrimônio da região (2014).

Cachaça Serra das Almas (1999): produzida na Fazenda Vaccaro, cujo alambique está aberto para visitação, em Rio de Contas, foi a primeira cachaça brasileira a ser premiada com a certificação orgânica no Brasil (2002) e eleita pela revista VIP como a melhor do país, além de possuir selo Prata e Ouro.

Festival da Cachaça de Abaíra

Além de produtora de cachaça, a cidade de Abaíra recebe inúmeros turistas a cada 2 anos para o famoso Festival de Cachaça de Abaíra. Organizado pela Cooperativa dos Produtores Associados de Cana e seus Derivados – COOPAMA,  o XVI Festival da Cachaça Abaíra aconteceu setembro de 2019, em Abaíra – BA, está prevista para o ano de 2021 o próximo.

A programação conta com diversas atrações musicais e acontece na praça central da cidade e no Clube Social. Além dos shows, o turista também pode contar com a oportunidade de realizar visitação guiada à sede da COOPAMA, para conhecer toda a linha de produção e comercialização, além de degustar a aguardente produzida na região.

Boas Festas!

VÍDEOS