Benefícios do caju: pseudofruto turbina imunidade e faz mais 8 maravilhas pela saúde

22 de agosto de 2019, 07:29

(Foto: SARAH NGUYEN/SHUTTERSTOCK)

Com sabor e aroma inconfundíveis e textura macia e suculenta, o caju é um pseudofruto (o verdadeiro fruto é sua castanha) rico em nutrientes, fibras e vitaminas que faz maravilhas para a saúde. Conheça os benefícios do alimento:

Caju melhora a digestão

Excelente fonte de fibras, o caju favorece o bom funcionamento do intestino, que melhora a saúde como um todo. Além disso, ele possui gorduras boas que deixam o metabolismo sob controle.

Ajuda a controlar diabetes

Também por ser fonte de fibras, o caju controla a taxa de glicemia e contribui no controle do diabetes, quando consumido com moderação.

Caju previne doenças e envelhecimento

O caju tem um alto poder antioxidante, ou seja, combate os radicais livres que, em excesso, podem oxidar células importantes para o organismo e provocar doenças degenerativas decorrentes do envelhecimento.

Turbina a imunidade

A grande quantidade de vitamina C presente no caju faz com que o pseudofruto seja considerado um poderoso aliado no fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, ele melhora a produção de glóbulos brancos, que combatem infecções.

Caju faz bem para o coração

O alimento atua na eliminação de colesterol das artérias, o que evita a hipertensão e diminui os riscos de doenças cardiovasculares.

Bom para a saúde dos olhos

O grande teor de vitamina C do caju ainda favorece a visão e a saúde dos olhos. O alimento também possui luteína e zeaxantina, substâncias que ajudam a prevenir a catarata.

Combate osteoporose

O pseudofruto é boa fonte de minerais como cálcio, magnésio, ferro, potássio e zinco, considerados importante para a saúde dos ossos e, consequentemente, para combater a osteoporose.

Caju ajuda a perder peso

Além de ter poucas calorias (apenas 40 calorias por unidade), o caju ainda mata a fome e afasta o apetite exagerado por promover saciedade. O alimento é indicado ainda para quem pratica exercícios, pois seus nutrientes turbinam a queima calórica.

Faz bem para a pele o cabelo

Até mesmo a beleza é beneficiada pelo consumo do caju, principalmente por seu aporte de vitamina C, que atua no combate às rugas ao aumentar a produção de colágeno. Além disso, é um dos responsáveis pela produção de proteínas de fortalecem unhas e cabelos.

Benefícios das frutas para a saúde

 

  • Abacate e banana são ajuda poderosa para tratar depressão
  • Esta frutinha é capaz de prevenir câncer, controlar diabetes e emagrecer
  • Morango pode ser um santo remédio para quem tem problema no intestino

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS