Bebidas alcoólicas também podem trazer benefícios para a saúde

26 de dezembro de 2019, 07:58

No entanto, é preciso lembrar da importância de se consumir este tipo de bebida com responsabilidade, para evitar problemas futuros (Foto: Reprodução)

As bebidas alcoólicas são, muitas vezes, lembradas como um fator de risco, que pode influenciar o desenvolvimento de vários tipos de problemas de saúde. No entanto, se forem consumidas moderadamente, e nas quantidades certas, este tipo de líquido também pode trazer alguns benefícios ao corpo humano, especialmente na redução do risco de doenças cardiovasculares, diminuição dos níveis de colesterol e melhora na circulação sanguínea.

Além de fazer bem à saúde física, o consumo moderado de álcool também pode contribuir para uma vida social mais ativa, o que acaba tendo impacto na saúde mental, podendo até diminuir as chances de depressão. No entanto, é sempre bom lembrar da importância de se consumir este tipo de bebida com responsabilidade, para evitar problemas futuros.

1. Cerveja

A cerveja é uma bebida fermentada do malte, rica em antioxidantes, que previnem doenças cardiovasculares. É também cheia de vitaminas do complexo B – que atuam melhorando o metabolismo, a memória, a aparência da pele e das unhas – e combatendo o cansaço.

Além disso, a cerveja melhora o funcionamento do intestino e é rica em magnésio, que promove o relaxamento muscular e diminui a tensão.

Quantidade ideal por dia: até duas canecas de 250 ml para homens e um copo para mulheres.

2. Vinho tinto

Esta opção é rica em resveratrol, um potente antioxidante que previne doenças cardíacas, trombose, AVC, melhora a circulação sanguínea e diminui o colesterol ruim. Segundo vários estudos, pessoas que tomam pelo menos uma taça de vinho por dia têm uma vida mais longa e saudável.

Quantidade ideal por dia: 300 ml para homens e 200 ml para mulheres.
3. Caipirinha

A cachaça presente na caipirinha é rica em antioxidantes que protegem o coração e combatem o colesterol ruim, além de anticoagulantes, substâncias que melhoram a circulação sanguínea e previnem o AVC e a trombose.

Quanto mais envelhecida, maiores os benefícios da cachaça. Porém, é preciso prestar atenção na quantidade de açúcar usada no preparo da bebida.

Riscos do excesso do álcool

Apesar dos benefícios obtidos com o consumo diário moderado de álcool, ingerir bebidas alcoólicas em excesso está ligado ao aumento de problemas como câncer, doenças cardiovasculares, neurológicas e gastrointestinais.

Quem tem dificuldade em consumir apenas 1 ou 2 copos por dia pode optar por tomar remédios que ajudam a parar de beber, que devem ser administrados sob orientação médica. Além disso, também pode-se buscar ajuda nos grupos de Alcoólicos Anônimos, que ajudam a tratar o vício e a superar problemas sociais e familiares causados pela bebida.

Com informações do portal Tua Saúde

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS