Beber água aumenta a concentração e o ‘multitasking’ em crianças

05 de abril de 2020, 06:31

Cientistas descobriram um 'elixir mágico' que pode ajudar o desempenho cognitivo das crianças: a água (Foto: Reprodução)

Um novo estudo, realizado pelo professor da Northeastern University Charles Hillman, e Naiman Khan, da Universidade de Illinois, descobriu que beber água e manter-se hidratado aumenta a capacidade das crianças realizarem várias tarefas ao mesmo tempo e melhoram os seus tempos de reação.

Os resultados foram publicados no Journal of Nutrition.

“As crianças mais hidratadas tiveram melhor desempenho em tarefas de flexibilidade mental – multitarefa – e memória de trabalho”, diz Hillman ao The Post. 

Para chegar a esta conclusão, os investigadores analisaram os resultados dos testes de 75 crianças em Illinois entre 9 e 11 anos, mostrando as suas habilidades cognitivas após beber várias quantidades de água. Os resultados, disse Hillman, mostraram uma correlação entre a quantidade de água que bebiam e a rapidez com que foram capazes de alternar entre diferentes tarefas.

Pesquisas anteriores vincularam a desidratação à má função cognitiva em crianças.

“As crianças que estavam mais hidratadas tendiam a ter maior capacidade de realizar várias tarefas”, disse Khan.

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS