Barragem de Sobradinho atinge marca histórica e ultrapassa 90% de sua capacidade

05 de maio de 2020, 16:48

Lago de Sobradinho, no norte da Bahia (Foto: Reprodução)

O Reservatório de Sobradinho atingiu, no último domingo (3), a marca de 91,77% de seu volume útil, nível alcançado pela primeira desde 2009, quando a barragem chegou a 100% de sua capacidade. A vazão defluente de Sobradinho estava em 1.600 m³/s e foi reduzida para 1.400 m³/s, no dia 1° de maio. Já a vazão de Xingó continua em 1.300 m³/s.

Segundo a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), o cenário mudou graças às chuvas, principalmente as ocorridas no estado de Minas Gerais, a partir da segunda quinzena de janeiro deste ano, que possibilitaram um aumento significativo do nível do reservatório, após oito anos de escassez hídrica.

 A Chesf avalia que Sobradinho chegará, no máximo, a 95% de sua capacidade, ainda no mês de maio – após encerramento do período úmido -, não havendo previsão de vertimento no reservatório.

A Companhia informa ainda que tem adotado, em todos seus reservatórios, os procedimentos definidos para operação durante o período chuvoso, conforme a elevação dos níveis. E garante que a situação é de normalidade e bastante favorável com relação ao armazenamento de água em Sobradinho, que possibilitará o atendimento aos usos múltiplos, durante o próximo período seco, motivo que é comemorado pelos usuários do Velho Chico.

Boas Festas!

VÍDEOS