A revolução começa no laboratório: professores participam da formação “Vamos pro LAB!”

24 de abril de 2025, 14:49

(Foto: Memo Soul/SEC-BA)

Teve troca de saberes e muita empolgação Colégio Estadual Mãe Stella de Oxóssi, em Salvador, na manhã desta quinta-feira (24). Foi lá que começou a formação “Vamos pro LAB!”, iniciativa que promete transformar os laboratórios escolares da rede pública baiana em centros pulsantes de ciência, criatividade e inovação. A abertura, marcada por um clima de boas-vindas e expectativa, contou com a presença da secretária da Educação do Estado, Rowenna Britto, que fez questão de acompanhar o primeiro dia ao lado dos educadores e convidados.

“É muito importante que a formação dos professores aconteça na própria escola, onde as experiências reais acontecem. Estamos entregando estruturas modernas em toda a Bahia — já são mais de 400 unidades nesse padrão. Salvador ainda é um desafio, principalmente pela dificuldade de encontrar terrenos disponíveis. Mesmo assim, já entregamos oito escolas estruturadas na capital”, ressaltou a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito. Ela ainda destacou que a formação continuada é essencial para que os professores enfrentem contextos diversos em sala de aula. “Estamos construindo políticas públicas concretas, com laboratórios, clubes de ciência e espaços que tornam a escola mais atrativa e transformadora para os nossos estudantes”, complementou.

A formação coordenada pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), instituição vinculada à SEC, visa garantir que os espaços sejam utilizados de modo efetivo pelos professores e estudantes. “A formação que estamos realizando é fruto de uma demanda direta da secretária Rowenna Brito, que compreende a importância dos laboratórios nas escolas de Tempo Integral. A proposta se estende também aos Núcleos Territoriais, ampliando o impacto da ação”, revelou o assessor técnico da SEC, Manoel Calazans, que ainda pontuo a importância do Colégio Estadual Mãe Stella de Oxóssi, que antes era o Polivalente do Cabula, neste contexto: “Essa unidade de ensino representa um símbolo de transformação e ciência, especialmente neste ano do centenário de Mãe Stella. Falar de ciência é também reconhecer a história e a força de quem dá nome à escola.”

Metodologia – Com 60 horas de duração — sendo 40h online e 20h presenciais —, a formação vai muito além do uso técnico de equipamentos, propondo um novo olhar sobre o laboratório: um espaço para experimentação, protagonismo estudantil e construção coletiva do conhecimento. “Vamos capacitar professores de Matemática, Ciências, Biologia, Química e Física para o uso qualificado dos laboratórios escolares. A proposta é fortalecer especialmente as escolas de tempo integral e as unidades profissionais e tecnológicas”, explica a diretora de Inovação e Tecnologia do IAT, Carla Aragão.

A formação acontecerá em 12 polos e atenderá 540 professores. Nesta primeira etapa, reunimos 45 docentes no polo 1, que integra o NTE 26 de Salvador e Região Metropolitana, o maior do estado. A iniciativa é itinerante e vai passar por diversos polos, reunindo professores de diferentes regiões para ampliar o aproveitamento pedagógico dos novos laboratórios e fortalecer a educação científica com base nas diretrizes da Resolução Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA) nº 162/2024, alinhando os laboratórios ao Currículo de Educação Científica da Bahia e à Base Nacional. Comum Curricular (BNCC).

A ideia é que os professores possam guiar seus estudantes em experiências que dialogam com os desafios do cotidiano e apontem caminhos sustentáveis para o futuro, como a  professora de Biotecnologia Hevelynn Franco Martins do Colégio Estadual Luiz Viana Filho, do município de Candeias. “Parafraseando a secretária Rowenna, eu realmente gostaria de ter estudado nas escolas onde meus alunos estudam hoje. As oportunidades que eles têm, nós não tivemos no nosso ensino médio. As formações que participamos nos qualificam para trabalhar com metodologias ativas, como projetos e a abordagem STEM. Já percebo um desenvolvimento muito maior nos meus alunos, com mudanças significativas ao longo do ano. Participar dessas formações me torna uma profissional mais preparada para transformar a educação na Bahia”, revela.

A abertura contou com a presença da secretária da Educação do Estado, Rowenna Britto (blusa amarela)

Fonte: Ascom/SEC

Boas Festas!

VÍDEOS