BNDES financia megacomplexo de energia solar em Irecê

12 de julho de 2024, 08:12

O projeto visa fomentar o desenvolvimento socioeconômico da região de Irecê, com a criação de 530 empregos (Foto: Reprodução)

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou o financiamento de R$ 418,5 milhões para a implantação do complexo de energia solar Irecê 1, nos municípios de João Dourado e Irecê, na Bahia. O investimento destina-se a um projeto com capacidade instalada de 161 MWp (megawatt pico), que promoverá a redução anual de aproximadamente 128 mil toneladas de CO2. O complexo será responsável por suprir as necessidades energéticas da Refinaria de Mataripe, localizada a 420 quilômetros do parque e considerada a segunda maior refinaria do país.

A construção do complexo é uma colaboração entre Acelen, Perfin Infra Administração de Recursos e Illian Energias Renováveis, e está prevista para iniciar operações no terceiro trimestre de 2025. Além de contribuir para a demanda energética da refinaria, o projeto visa fomentar o desenvolvimento socioeconômico da região semiárida da Bahia, com a criação de 530 empregos. O custo total do empreendimento, incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, é estimado em R$ 530 milhões.

Segundo Luciana Costa, diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES, “o parque solar associado ao programa de descarbonização da Refinaria de Mataripe é parte do esforço do BNDES em fomentar a transição energética”. O financiamento do BNDES, feito na modalidade project finance, cobrirá 78% do investimento total, demonstrando o compromisso do banco com projetos que apoiam a sustentabilidade e a redução de emissões de carbono.

Brasil 247

Boas Festas!

VÍDEOS